Tuesday, July 19, 2016

WEST SIDE STORY - 70MM SCREENING



POR • Ontem tive o prazer e o privilégio de assistir, na sala de cinema da Academia, uma exibição de West Side Story, um clássico do cinema americano, de 1961. Era uma cópia em 70mm produzida a partir do negativo original. Uma obra de arte. Some-se ao prazer de desfrutar o melhor da sétima arte a companhia da minha esposa Kettelin, além dos meus amigos Kathryn Dobi, Wolfgang Glattes, Terry e Lea Morse, os três últimos, membros da Academia. Lee, por sinal foi uma das responsáveis pelo casting daquele filme.

Antes da projeção, diante de uma platéia lotada, fomos agraciados com uma pequeno debate com George Chakiris, ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante em West Side Story; Maria Jimenez Henley, que interpretou Teresita no filme; Walter Mirisch, produtor do filme e ainda Russ Tamblyn, que também interpretou Riff, o líder da gangue dos Jets no filme.

O longa musical, co-dirigido por Robert Wise e Jerome Robbins, foi indicado ao Oscar em 11 categorias e destes, levou 10. Sem dúvida nenhuma o currículo do filme já dá uma idéia do que está contido nele. É uma daquelas obras que não se cansa de ver, e a cada vez, descobrimos coisas diferentes e nos perdemos em novas idéias e inspirações.

Encontrar ali cenas, cortes, composições e planos que com a mais absoluta certeza beberam ali como referência é uma tarefa muito fácil. Os videoclipes de Thriller e Beat It de Michael Jackson, são exemplos óbvios. Grande parte dos filmes relacionados a gangues, particularmente as de Nova York, tem ali infinitas referências. O próprio Wolfgang Glattes comentou que Bob Fosse assumidamente buscou em West Side Story referências para “All That Jazz”. Segundo Glattes, Fosse dizia que “Você pode e deve roubar que todo mundo, desde que sejam bons”.

Também é muito interessante perceber como o filme, que é uma reinterpretação moderna do clássico Romeu e Julieta, se mantém atual nos dias atuais. O tema do preconceito racial e intolerância tratado no filme e destacado pelos participantes ali presentes, infelizmente, estão na mídia diariamente, principalmente aqui nos Estados Unidos.


ENG • West Side Story é tão bom em sua edição, fotografia, composição, direção de arte, direção, entre outros departamentos, que é referência quase obrigatória para qualquer cineasta, ainda que não se interesse por musicais.

Yesterday I had the privilege and the pleasure of watching, in the Academy cinema, the exhibition of West Side Story (1961), a classic of the American cinema. It was a 70mm copy from the original negative. A master piece. Add to that the opportunity of enjoying the best of the seventh art in company of my wife Kettelin, and also Kathryn Dobi, Wolfgang Glattes, Terry and Lea Morse, the last three, members of the Academy. Lee, by the way, was one of the responsible for the casting of that film.

Before the projection, in front of a fully loaded theater, we were blessed with a small debate with George Chackiris, Oscar winner as Supporting Actor in West Side Story; Maria Jimenez Henley, that performed the role of Teresita; Walter Mirisch, producer of the film, and yet Russ Tamblyn, that played the role of Riff, the leader of the Jets gang.

The musical feature, co-directed by Robert Wise and Jerome Robbins, was nominated for Academy Awards in 11 categories, and won 10 of them. With no doubt the curriculum of the film gives already an idea of what’s in it. It is one of those pieces never get tired of watching, and each time, we discover different things and get lost in new ideas and inspirations.

Finding scenes, transitions, compositions and shots that with absolute certainty drank there as a reference is an easy task. The videoclips of Thriller and Beat It, from Michael Jackson are obvious examples. Most of the gang related films, particularly the ones in New York have there a number of references. Wolfgang Glattes himself told that Bob Fosse used references from West Side Story in All That Jazz. According to Glattes, Fosse used to say that “you can steal from anybody, as long as s/he is one of the good ones”.

It is also very interesting to realize how the film, which is a modern interpretation of the classic Romeo & Juliet, still keeps it’s freshness. The theme Racial Prejudice and intolerance approached by the movie and brought to attention by the participants in the debate yesterday, unfortunately, are in the daily on the news, specially here in the States.


West Side Story is so good in it’s editing, cinematography, composition, art direction, direction among other departments, that is an almost mandatory reference for any filmmaker, even if one is not interested in musicals.

No comments:

Post a Comment