Friday, March 20, 2015

ARBITRAGE

Michelle Rodriguez, Mohamed Al Turki, Nicholas Jarecki, Nate Parker and Saga Elmotaseb.

POR • Os eventos da NYFA não se baseiam somente em lançamentos cinematográficos. Relembrando um filme que rendeu a Richard Gere uma indicação ao Globo de Ouro, A Negociação (2012), tivemos a oportunidade de rever o filme e participar da tradicional sessão de perguntas e respostas. A surpresa desta vez foi que além do convidado especial, o produtor Mohamed Al Turki, no último instante apareceram também outros 3 figuras inesperadas: a atriz Michelle Rodriguez, o diretor do filme e ex aluno da NYFA, Nicholas Jarecki e um dos atores coadjuvantes do filme, Nate Parker. O que seria uma sessão de perguntas e respostas se tornou um animado bate papo entre os amigos e a platéia ali presente. O evento foi moderado pela produtora e instrutora da NYFA Saga Elmotaseb.

Mohamed Al Turki, da Arábia Saudita, comentou sobre a dificuldade não em se fazer filmes em seu país, mas sim em distribuí-los por lá. Dinheiro existe, até demais, pois muitos filmes são produzidos e engavetados logo após breves temporadas locais pois simplesmente não existe a necessidade de se ter lucro com eles. Fato este que levou o jovem produtor a buscar outras paragens, começando com pé direito em 2010 com a indicação do filme The Imperialists Are Still Alive! (2010) ao melhor filme em Cannes. Ele produziu e Zeina Durra Dirigiu. Mais tarde o filme foi premiado no Warsaw International Film Festival no mesmo ano e também no San Francisco International Asian American Film Festival em 2011.

Nicholas Jarecki, também muito jovem, trabalhou com Angelina Jolie em Hackers (1995) e tem escrito e dirigido diferentes projetos entre longas metragens e documentários. Ele destaca, como diretor, a necessidade de ler e estudar muito os mais diversos assuntos. Além disso, para ele um dos segredos para se fazer um bom filme é constituir uma boa equipe. Gerir o tempo também é fundamental, pois nunca tem-se o que se deseja, e vale a velha máxima, tempo é dinheiro e isso não se esbanja, mesmo em Hollywood.

Michelle Rodrigues não participou do filme em questão, mas engrossou o caldo com alguns bons comentários sobre sua atividade como produtora. Extremamente despojada e a vontade a estrela de Velozes e Furiosos e Avatar, entre outros, disse que no mercado de cinema, ser profissional é fundamental. No que se refere a atores, deve-se dar espaço aos mesmos, deixando-os confortáveis, mas sem perder a disciplina.

Nate Parker, além de atuar também está dirigindo e escrevendo. Para ele o fundamental no cinema é o trabalho duro, diferente daquela visão romanceada de que os cineastas trabalham tranquilamente dentro de cafés pela cidade.  Concordo com a parte do trabalho duro, mas sou obrigado a dizer que sim, muitas reuniões de pre-produção acontecem dentro dos muitos cafés que temos pela cidade. Aqui mesmo no Starbucks a meia quadra de casa, em Los Angeles (tecnicamente Studio City), tem um grupo de roteiristas, produtores e outros profissionais que batem ponto religiosamente todos os dias.
Outro dia passei por ali e atravessei uma roda que, pelo poucos segundos de conversa que ouvi estava no meio de uma reunião de casting. E não eram de nenhum estudiozinho de esquina, alguns trajavam uniformes de um dos grandes estúdios de Hollywood. Não vou entregar aqui pra não estragar a alegria deles, mas que eles estava lá  discutindo os atores e os papéis de uma produção isso não dá pra negar!

ENG • The NYFA events are not based only on the latest cinematographic productions. Recalling a film that gave Richard Gere a nomination for the Golden Globe, Arbitrage (2012), we had the opportunity of watching the film again and attending to the traditional Q&A session. This time the surprise was that, besides the special guest, the producer Mohamed Al Turki, on the last minute we had 3 unexpected figures: actress Michelle Rodriguez, Director and ex NYFA student, Nicholas Jarecki and film co-star Nate Parker. What was supposed to be a simple Q&A turned into a joyful chat between the friends and the audience. The moderator was producer and NYFAs instructor Saga Elmotaseb.

Mohamed Al Turki, from Saudi Arabia, talked about how hard it is not to produce films in his country, but to distribute them there. There is money, almost too much, for many films are produced and locked down (and forgotten) after brief local seasons exactly because there is no need for making (more) money. This fact made the young producer look for other places, starting with his right foot in 2010 with the nomination of the feature  The Imperialists Are Still Alive! (2010) for the Best Movie Award in Cannes. He produced it and Zeina Durra directed it. Later the film was awarded at the Warsaw International Film Festival in the same year and also at the San Francisco International Asian American Film Festival in 2011.

Nicholas Jarecki, also very young, worked with Angelina Jolie in Hackers (1995) and have been writing and directing feature films and documentaries. He highlights that, as a director, the need for reading and studying a lot the most different subjects (as a creative and cultural tool). Besides that, for him one of the secrets to make a good film is to build a good team. Manage the time is also essential, because one never gets what one wishes and that old saying that "time is money" becomes true and you don't waste it, specially in Hollywood.

Michelle Rodriguez didn't participate the film in question, but she contributed with some good comments about her actuation as a producer. Extremely uncluttered and easy going, the star of Fast And Furious and Avatar, among others, told that in the film market, being professional is fundamental. Regarding to actors, one must give them space, letting them comfortable, without losing the discipline.

Nate Parker, besides acting is also directing and writing. For him the essence of cinema is hard work, differing from that romantic idea that filmmakers work relaxed in cafes around the city. I agree with the hard working part, but I feel compelled to say that yes, lots of pre-production meetings actually happen in the many cafes we have around the city. Right here, on the Starbucks half a block from home, in Los Angeles (well, technically Studio City), there is a group of screenwriters, producers and other professionals that meet there, religiously, EVERY DAY.

One of these days I was passing by and went through a circle of people and, based on the few seconds of talk that I could hear, they were in the middle of a casting meeting. And, believe me, they were not from some unknown micro studio. Some of them were using uniforms (staff shirts) from a major Hollywood studio. I won't tell which one for I don't want to ruin their fun, but they were really there!

No comments:

Post a Comment